Realizado com recurso do Funcultura

Realizado com recurso do Funcultura

Sobre o Núcleo Colonial


Entre vales e montanhas, o Núcleo Colonial de Demétrio Ribeiro, situado a 4 km de João Neiva-ES, possui vários casarões antigos que conservam os traços da colonização italiana na região. As construções existentes no local datam do final do século XIX e foram construídas com pedras retiradas do leito dos rios da Valada Treze de Junho e Clotário, além de tijolos de barro cozido fabricados também na região. Outro aspecto interessante da época era erguer construções próximas umas das outras e na maioria assobradadas.

Em 1889 a 1891 o Brasil era governado por descendentes de portugueses, e por influência política dos governantes da época, foi dado ao núcleo, recém criado, o nome do Ministro da Agricultura do então governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca, Demétrio Nunes Ribeiro, que jamais esteve na localidade, conforme relatam Apolônio e Baroni (2010).

O Núcleo Colonial foi formado por sete seções, que devido a geografia da região, composta por montanhas e vales, eram denominadas valadas: Valada Treze de Junho, Valada do Rio Clotário, Valada São Carlos, Valada do Rio Crubixá, Valada de Alto Bérgamo e São Benedito, Valada de Ribeirão de Cima e Cavalinhos e Valada Três de Maio incluindo Rio Otelo.

O Sr. Negri Oreste, imigrante italiano, foi um dos principais responsáveis pela fundação e desenvolvimento do Núcleo Colonial Demétrio Ribeiro, pois, devido aos seus conhecimentos em agrimensura, foi encarregado dos serviços de medições de lotes e estabelecimentos da localidade.

O povoado teve grande desenvolvimento, chegando a ter telefone, luz elétrica, jornal, cinema e ser notícia na revista Vida Capixaba. No entanto, em 1905, o traçado da Estrada de Ferro Vitória a Minas, passando pela atual Sede de João Neiva, não contemplou o vilarejo que ficou esquecido entre as montanhas. Nesse sentido, a presença da ferrovia atraiu empresários e moradores das Seções de Demétrio Ribeiro, iniciando a formação da Vila que hoje tornou-se o Município de João Neiva.

Referências:

COMETTI, Apolônio; BARONI, Lino. História Fragmentada da Imigração Italiana. Núcleo Demétrio Ribeiro, 1ª Ed., Demétrio Ribeiro, João Neiva/ES, 2010.


Portal Demétrio Ribeiro.  Disponível em:<http://aauesunivix.wixsite.com/demetrioribeiro/historia>. Acesso em 08 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário